terça-feira, 10 de junho de 2008

CASOS DE FAMÍLIA

ela quase não acreditou quando a amiga entrou na cozinha com um pacote com o formato do eletrodoméstico que ela mais queria: um microondas. branco. tamanho médio, razoável. nunca usado. enquanto ela tirava o presente do pacote, ela já podia sentir o cheiro de todos os pratos de comida que ela cozinharia, esquentaria ou descongelaria em seu microondas. arroz feijão carnes legumes tortas sopas. outros pratos. o que fosse. ela ficou tão feliz que por mais que ela tentasse entender o manual de instrução ela enxergava apenas letras soltas e palavras confusas, difíceis de entender, até que leu o enunciado "retire o lacre antes de usar" e com toda a força que conseguiu reunir, retirou com as duas mãos o lacre do seu microondas: a placa metálica que ia permitir que os alimentos fossem cozinhados, esquentados ou descongelados com a rapidez que ela tanto queria. os alimentos que ela sentia o cheiro e quase experimentava o gosto, mas parou de sentir e não chegou a experimentar, porque a amiga gritou que o lacre que ela tinha que tirar era o plástico colocado em volta do prato giratório de vidro.
o que ela quase não acreditava agora era no seu azar e na infelicidade e na angústia que ela sentiu quando a amiga, inconformada, irritada, levou o microondas quebrado da sua cozinha.


esse conto foi encomendado por duas amigas que me narraram essa estória contada no programa casos de família, do sbt, tema: "ela é atrapalhada". hoje em dia, tem só um prato de vidro dentro do microondas, aquele em que as vasilhas são colocadas em cima, mas antigamente tinha uma placa metálica e foi essa placa que a mulher entendeu que era o lacre e arrancou com as mãos quando ela só tinha que tirar o plástico em volta do prato de vidro. ou seja, ela confundiu o que era lacre e conseguiu quebrar o microondas.

texto: casos de família
tipo: narração da narração da narração
colaboradoras: tatiana barcellos, sandra regina