quarta-feira, 13 de agosto de 2008

MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO

Voltar-nos-emos, portanto, para uma questão menos ambiciosa, a que se refere àquilo que os próprios homens, por seu comportamento, mostram ser o propósito e a intenção de suas vidas. O que pedem eles da vida e o que desejam nela realizar? A resposta mal pode provocar dúvidas. Esforçam-se para obter felicidade; querem ser felizes e assim permanecer. Essa empresa apresenta dois aspectos: uma meta positiva e uma meta negativa. Por um lado, visa a uma ausência de sofrimento e de desprazer; por outro, à experiência de intensos sentimentos de prazer. [freud]
_
o que é que se faz depois que se consegue a felicidade? a felicidade é apenas o começo, de outros desejos, de outros projetos, de outros olhares, de silêncios, de esperas, até que se acostume com. o desprazer e o mal-estar, por outro lado, não precisam de esperas, são fáceis de sentir, de falar, de conviver com, de tão mecânicos.

nesse livro, freud discute mais o mal-estar na civilização e as motivações desse mal-estar, o que eu escrevi sobre a felicidade é o que eu penso sobre, até antes e muito mais depois dessa leitura.