quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O CROCODILO

Antes eu havia passado por aquelas cidades dando concertos de piano; as horas de felicidade foram escassas, pois eu vivia na angústia de reunir pessoas que quisessem aprovar a realidade de um concerto; tinha de coordená-las, influenciá-las e tratar de encontrar algum homem que fosse ativo. Quase sempre isso era lutar com bêbados lentos e distraídos: quando conseguia trazer um, o outro me escapava. Além disso, eu tinha de estudar e escrever artigos nos jornais. Fazia algum tempo que eu já não tinha essa preocupação: consegui entrar numa firma de meia para mulheres. Havia pensado que as meias eram mais necessárias que os concertos, e que seria mais fácil colocá-las. Um amigo meu disse ao gerente que eu tinha muitas relações femininas, porque era concertista e percorrera muitas cidades: logo, poderia aproveitar a influência dos concertos para vender meias. O gerente torceu o nariz; mas aceitou, não só pela influência do meu amigo, mas também porque eu havia tirado o segundo prêmio no texto de propaganda para essas meias. Sua marca era Ilusão. E minha frase tinha sido: "Quem não acaricia, hoje, uma meia Ilusão?".
Felisberto Hernández

O crocodilo é um conto engraçadíssimo do livro "O cavalo perdido e outras histórias", do uruguaio Felisberto Hernandez. O concertista se torna vendedor de meias Ilusão por não conseguir mais patrocínio dos amigos para os concertos e se descobre um péssimo vendedor. Aí, ele chora. O choro vira uma estratégia, a sua estratégia. Com muitas lágrimas, ele aumenta a venda das meias Ilusão e voltar a tocar piano. Esse conto me fez rir do começo ao fim depois de um dia estressante e esse livro é incrível, os nove contos são fantásticos, pelas histórias, pela linguagem. Não sou alguém que já leu muita literatura latino-americana mas eu já li e também de outros lugares e a linguagem do Felisberto Hernández não lembra a de qualquer outro escritor que eu tenha lido. É sempre ótimo encontrar um escritor assim, um livro assim, então leiam esse livro algum dia. Eu recomendo.