segunda-feira, 21 de abril de 2008

MUNDINHO ANIMAL

em mundinho animal, uma série de tirinhas do arnaldo branco, os animais são retratados em casa, na cidade, no trabalho, na locadora, no cinema, no teatro, no museu, na televisão, em reuniões de trabalho, com os amigos, em bares, em shows, no computador, na internet, ou seja, sempre em lugares e em contextos humanos.

acompanhados (ou não) de outros animais, interagindo (ou não) com outros animais, o leitor se diverte com o registro do que os animais pensam e do que os animais conversam uns com os outros e os discursos verbais e não-verbais dos animais são os discursos humanos mais comuns, mais toscos e, também, mais absurdos.

se esse mundo animal é inho e se esse mundinho animal se aproxima tanto da realidade do homem, as tirinhas podem ser lidas como uma sátira e como uma paródia da nossa realidade. quanto mais próximos da realidade humana são os contextos em que os animais aparecem e quanto mais próximos dos nossos discursos estão os discursos desses animais, mais engraçadas as tirinhas ficam. o humor dessa série às vezes é negro, ácido. é um humor inteligente, e divertido, de tão crítico, e quando os diálogos não declaram a intenção do arnaldo branco de criticar alguma atitude ou algum discurso comuns no dia-a-dia, essa intenção é percebida por meio de algum detalhe dos desenhos, sempre muito coloridos e muito expressivos. mais tirinhas do mundinho animal aqui, e aqui.