sexta-feira, 18 de abril de 2008

Seção Infantil

Era uma vez uma minina chamada Branca de neve os cabelo preto bele branca como a neve carinhosa mais ela tem uma matrasda muito rui mas um dia a matrada falou o espelho
_ espelho, espelho meu de aquem mais bela doque eu ele falou
_ sim minha rainha quem é a Branca de Neve ela vicou tão nervosa que ela valou chama o caçador ele chegou e falou
_ o que você quer com mico rainha eu quero que você made a Braca de Neve ele voi atrás e achor a Braca de Neve e falor
_ fucha, fucha Por que a sua matrasda quer que eu de made ela saiu correno pera a floresta a dentro ela encontrou uma casa piquena esdava tão casada e voi turmi enconto dor mino a apareceu 7 anois e quando viu a Braca de Neve se asusdou Por que ela era muito grande então ela a cordor e valou:
_ a onde esdou você esdar na minha casa mais eu posso ficar um poco na sua casa eles falou
_ sim pode ficar percudou por que fuchiu de casa por que matrasda que ria mim mador
um serdo dia os anois foi trabalhar e a matrasda ficou sabelo que Branca de Neve não morreu e sintrovosmar numa Brucha e imvenenou uma maça voi atrais da Branca de Neve e a chou badeu na porda e Branca foi a dender o que você quer queria a vereser uma maça dabom obricado ela mordeu umbedaso da mansan e caiu os 7 anois esdava vontando para casa quando a cho a Branca caida eles falou
_ ela esta imvenenada um doanois a Branca deseacorda nos vamos cuidar dela e colocou ela no cachão quando o principe checou e beijou ela acordo e viverou feliz para sempre. [ana paula, 7ª série]

_____
esse texto é muito divertido, muito interessante, e a criança não é analfabeta, disléxica ou surda. ela já conhece o conjunto de letras do sistema ortográfico, mas ela ainda tem dificuldade de diferenciar os fonemas /b/ e /p/, /d/ e /t/, /v/ e /f/, /g/ e /c/, /m/ e /n/ e /s/ e /c/, o que se percebe pela leitura de palavras como "bele" (pele), "matrasda" (madrasta), "valou" (falou), "voi" (foi), "percudou" (perguntou), "imvenenada" (envenenada) e "serto" (certo), entre outras, o que seria natural se a aluna fosse criança e se encontrasse na fase de aquisição da escrita, quando ela não é capaz de articular todos os fonemas da língua e troca mesmo um fonema por outro, mas é preocupante na 7ª série. essa aluna provavelmente teve algum problema na fase de aquisição da escrita e ela ainda não entende que a ortografia é uma convenção social e não uma transcrição de sons, ou seja, que ela não pode escrever as palavras do jeito como ela fala ou do jeito como ela escuta. se o professor insiste em chamar a atenção da aluna para os sons das palavras sem comentar que a escrita não é uma transcrição de sons, ela vai escrever da maneira que ela escuta, como "minina" (menina), "piquena" (pequena), "a cho" (achou) "cachão" (caixão), "atrais" (atrás), "mansan" (maçã), "imvenenou" (envenenou) e "anois" (anões) e também da maneira que ela aprende na escola, como "atrás", "falou", "chegou", "branca", "trabalhar", "ficou", entre outras, no mesmo texto, às vezes na mesma frase, como "valou" e "falou", na 6ª linha do texto. outro aspecto interessante é o fato de a aluna usar palavras que ela já ouviu, mas não entendeu o sentido, como "com mico" (comigo), "sintrovosmar" (se transformou) e "deseacorda" (desacordada), além de ela ainda não dominar conjugação de verbos, "você esdar" (você está) e concordância verbal, "eles falou" (eles falaram), "foi trabalhar" (foram trabalhar).