quinta-feira, 1 de maio de 2008

Seção Trash

A ex-cantora do Babado Novo, que recentemente iniciou sua carreira solo, resolveu embarcar em uma empreitada distinta. Claudinha Leitte adentrou um outro campo da criação artística humana e criou um poema dedicado à sobrinha, sendo o mais recente nome a se juntar a um espectro que compreende Gregório de Mattos (1633-1696), Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e Manuel Bandeira (1886-1968) na produção histórica nacional. O título, em latim, significa que “nem tudo aquilo que é lícito é honesto”. O poema abaixo, enviado por sua assessoria de imprensa, é apresentado na íntegra e na versão original. [autor desconhecido]

[...]
Pedofilos, Parasitas, Patifes / e ateh um bando de Politicos. // Baratas, Barbeiros e outros mosquitos. // Uns repousam sobre as feridas e as remelas, / outros trazem febre, que nao importa se eh amarela, / fazem a crianca colorida, acinzentar. // Barrigas grandes de vermes, / Braços pequenos carregando armas. / O menino que nao sabe se defender, / Aprende que tem que matar para nao morrer. // Silencio de um povo que segue / Porque o seu umbigo eh a piscina onde se nada. / Nada. None! / Todo dia uma criança some / Nada! E mais nada! Todo dia tem uma violentada!
[...]

quem escreveu esse texto sem assinar o nome, tsc, ou foi muito irônico ou não sabe o que é literatura, o que é poesia e não conhece a obra do gregório de matos, do carlos drummond de andrade e do manuel bandeira. "claudinha" leitte, por outro lado, perdeu a chance de se afogar na piscina do umbigo dela antes de arriscar um poema e de conseguir esse projeto de poema com título em latim, eu repito, em latim. pra quê? por quê?: "claudinha leitte" pode escrever o que ela quer, a piada de mal-gosto é incluir "claudinha" leitte no espectro (fantasma) de gregório de mattos, carlos drummond de andrade e manuel bandeira, querendo dizer que a literatura (?) dela é tão importante e tem tanta qualidade quanto a literatura desses poetas. desde quando "claudinha" leitte é poeta?, ela recita poemas em micaretas e eu não fiquei sabendo? e o que é espectro de poetas?
eu me pergunto