segunda-feira, 31 de agosto de 2009

neurose

fui atrás de informações sobre esportes e descobri uns blogs sobre emagrecimento. neles, as mulheres escrevem metas semanais ("comer 2 frutas todo dia", "tomar 2 litros de chá todo dia", "comer chocolate de vez em nunca") e descrevem o que comem. muita linhaça. muito suco natural. eu diria que a minha meta essa semana é repetir o croissant de chocolate, creme de avelã com cacau e queijo que fiz semana passada e no intervalo cozinhar o que tiver vontade. podia cortar açúcar por um ou dois meses e fingir que outros alimentos são nocivos ou não existem mas procuro mais e mais relacionar comida com prazer, com escolha e não com culpa, com calorias. é lógico que não faço torta de batata com queijo e croissant de chocolate todo dia (muito menos toda semana) e que procuro me alimentar bem, mas uma vida de linhaça, suco, frutas e legumes, apenas, é impossível. insuportável. tenho tido cada vez menos medo de perder o controle e de comer sem limite depois que parei de me proibir e percebi que comia o quanto queria mesmo. medo tenho é de me tirar o direito de comer o que tenho vontade, igual muita gente faz. talvez por imaginar que o dia que eu acordar e já saber que preciso tomar litros de chá, eu não vou querer levantar.